Fórum de Mobilização atua contra o Aterro Sanitário em Seropédica
Uma das principais organizações atuantes nas mobilizações contra a instalação do Centro de Tratamento de Resíduos – CTR Santa Rosa – é o Fórum de Mobilização Contra o Aterro Sanitário em Seropédica. O Fórum é constituído por estudantes e funcionários da UFRRJ, membros da ADUR (Associação dos Docentes da Universidade Rural) e população de Seropédica.
O Fórum tem atuado nas mais diferentes instâncias, bem como no campo jurídico, lutando contra o empreendimento que poderá trazer riscos e comprometer a qualidade de vida da população local.
Os pareceres de técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), que permitiram a instalação do CTR, foram questionados pelo Fórum de Mobilização devido ao aterro estar localizado em área próximo ao Aquífero Piranema, o terceiro maior reservatório de água natural e potável do estado do Rio de Janeiro. Foi colocado em pauta que o aquífero correrá risco de contaminação se o aterro for construído naquela localidade.
O Fórum de Mobilização tem realizado reuniões, protestos e debates, contando com a participação de especialistas no tema, que expõem os riscos do aterro sanitário ao município. Para a presidente da ADUR, professora Ana Cristina dos Santos, é muito importante a participação de todos no Fórum, pois a universidade e a sociedade precisa se envolver na luta contra este empreendimento que poderá afetar a qualidade de vida dos habitantes de Seropédica e da comunidade da UFRRJ.
Qualquer pessoa pode participar do Fórum, basta ficar atento às chamadas de atividades de mobilização divulgadas no twitter @contraoaterro e no site da Adur (www.adur-rj.org.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário